segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mais um dia de Caos - MetrôRio

Rio de janeiro, 8 de Fevereiro de 2009

A volta para casa de um trabalhador

Hoje tentei mais uma vez retornar para casa após encarar um dia de oito horas de trabalho utilizando o Metrô Rio, como tinha necessidade de chegar em casa cedo, optei em voltar de Metrô e não de ônibus conforme já venho fazendo há tempos por não conseguir mais suportar todo o caos que esse meio de transporte se transformou. O que vou narrar agora é um fato verídico de mais um dia de caos no Metrô Rio, até quando? Eu não sei.

As 18:00h sai da estação Afonso Pena em direção a “nova” estação de baldeação que agora é a Central do Brasil, cheguei a estação às 18:10h, lá fiquei por mais de 15 minutos aguardando o primeiro trem em direção a Pavuna, ligue para a BandNews e informei que os intervalos na estação Central estavam já chegando aos 10 minutos, quando o trem do metrô chegou estava super-lotado, as pessoas dentro do vagão informavam para quem estava do lado de fora que o vagão “lotado” estava sem ar condicionado, não havia como entrar, então o trem foi embora quase que sem conseguir fechar as portas. A estação foi ficando cada vez mais lotada, já se passavam das 18:35h quando o próximo metrô sentido Pavuna chegou a estação, igualmente lotado como o que lhe antecedeu este trazia mais uma agravante, havia um vagão inteiro com as luzes desligadas, tal vagão estava interditado, então o que estava ruim ficou ainda pior, as pessoas se digladiavam para conseguir entrar nas composições restantes, quem estava dentro não conseguia sair, uma visão triste e real do que nós “Prezados Usuários” significamos para esta empresa. O trem foi embora e a estação ficava cada vez mais lotada, então pela segunda vez liguei para a BandNews, tentando buscar ajuda, socorro, na verdade tentando mostrar para o mundo exterior o que estava acontecendo. Somente no terceiro trem “ainda super-lotado” consegui entrar, já se passavam das 18:50h, e eu que havia optado pelo metrô por ter necessidade de chegar cedo em minha residência, só consegui chegar em casa às 20:00h, ou seja, duas horas depois de ter saído do serviço na tijuca, o irônico é que seu tivesse optado pelo o ônibus, teria chegado em casa as 19h no máximo, ou seja perdi mais uma hora da minha vida por “tentar” utilizar o MetrôRio.

Nós usuários do Metrô estamos sendo tratados com total descaso, a estação Central possui um cheiro fortíssimo de urina humana, ao tentar fazer imagens do caos sou repreendido por seguranças que não permitem fotos nas dependências do Metrô, no microfone à todo instante ouvimos uma voz quase irônica nos chamar de “Prezado Usuário” penso comigo, se é desta forma que aqueles que são “Prezados” para o MetrôRio são tratados, fico imaginando como será o tratamento dado aqueles que não compartilham da simpatia desta empresa.

Sei que sou apenas uma voz, mas ainda assim não vou me calar, não vou aceitar ser tratado como um animal de carga, não vou aceitar tanto descaso.

6 comentários:

  1. Uso o metro diariamente e a cada dia que passo me sinto mais idiota.

    1º) Apesar de pagar antecipadamente, não tenho desconto no preço da passagem. Se a passagem aumentar de preço, o valor pago anteriormente não é reajustado. Na verdade o Metro Rio usa meu dinheiro como fluxo de caixa e não ganho absolutamente nada por isso.

    2°) O serviço piora a cada dia. Numa cidade onde faz 40º no verão é simplesmente inadmissível que o Metro, que não tem circulação de ar, também não tenha ar-condicionado (tem mas não funciona adequadamente).

    3º) A confiabilidade do serviço do Metro é de lamentável para baixo. Atrasos, serviços irregulares, seguranças que não ajudam em nada, etc.

    4º) Com que reclamo disso? Ninguém!

    Acho que sei porque uso esse serviço... Porque sou trouxa!

    ResponderExcluir
  2. também tentei pegar o metrô ontem por volta das 18:15 na estação Catete. Esperei mto até conseguir entrar em um. Cheguei na estação Uruguaiana quase 40 minutos depois e estava insuyportável ficar lá dentro. Desisti, voltei até o Catete e peguei um ônibus. Conclusão: saí do trabalho às 18 e cheguei em casa às 21:30. Parabéns pela iniciativa do blog!
    Rayane

    ResponderExcluir
  3. Oi realmente esta uma pouca vergonha, ja saio para trabalhar ou quando saio do trabalho preocupada com vai ser qd chegar no metro. Esta cada dia pior, os vagões sem ar, não e que não de vazão o ar não funciona.
    Estão tratando a gente como bichos infelizmente e essa a realidade
    Peço a Deus que alguem faça algo por nos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o metrô chegou no topo dos absurdos, e o pior é que as autoridades não estão interessadas em resolver o "nosso" problema, pois o que eles estão "embolsando" vale muito a pena. Infelizmente é isso. Eu me sinto humilhada com toda essa situação, por não ter a quem recorrer, por não ter onde reclamar... abri uma reclamação no Ministério Público (uma das muitas reclamações que fiz em diversos lugares) há uns 40 dias e essa semana recebo um e-mail de resposta dizendo que a minha reclamação foi indeferida, e que se eu quisesse saber os motivos, deveria ir lá pegar o tal "processo". Confesso que ainda não tive coragem de ir, pois sei que ficarei com tanta raiva por um juiz que não pega metrô (e muito menos a mãe dele) indeferir algo que ele nem sabe como funciona.
    Enfim, os poucos cidadãos que tentam agir, ficam de mãos atadas devido a esse Governo omisso e corrupto que temos.
    Todos podemos tirar fotos, mandar vídeos, reclamar com seguranças, mandar inúmeros e-mails, mas pra que??? Pois todos sabemos que não dará em nada, que tudo será abafado para que eles continuem desviando dinheiro em meias, cuecas, etc. É triste, não concordo, continuo fazendo minha parte...mas não tenho esperança de que algo mude.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, estarei entrando com uma ação contra a empresa que administra o MetrôRio, pode ser que não dê em nada, ou pode ser que algo aconteça, de qualquer forma estou dispoto a lutar não só pela minha mas também pela dignidade de todos os trabalhadores que assim como eu sofrem com o descaso dessa empresa MetrôRio.

    O Advogado informou que quanto mais pessoas entrarem com esta ação melhor.

    Quem estiver interessado entre em contato comigo que passo o contato.

    Não vamos nos calar, temos que fazer nossa voz ser ouvida. Eles não vão conseguir nos ignorar para sempre.

    ResponderExcluir
  6. Eu já deixei de usar o Metro há muito tempo, qdo muito eu uso apenas o de superfície, pois se der defeito e tal basta descer e pegar outra condução. Que coisa isso...

    ResponderExcluir